Promovido pelo Grupo Bradesco Seguros, a grande novidade da edição foi o lançamento do Indicador de Longevidade Pessoal
A atriz Zezé Motta foi a homenageada nesta edição como ícone da longevidade- Foto: Divulgação
Realizado em São Paulo, na terça-feira, 8 de outubro, a 17ª edição do Fórum da Longevidade, com uma programação que incluiu palestras e debates com especialistas, teve como objetivo apresentar informações detalhadas sobre o conceito de uma vida longeva, ressaltando a importância dos novos caminhos para um envelhecimento ativo, com um conjunto de ações para nos cuidar, vivendo mais e melhor.
A novidade deste ano foi o lançamento do Indicador de Longevidade Pessoal (ILP) dos brasileiros, pesquisa realizada pelo Grupo Bradesco em parceria com o Instituto de Pesquisa Locomotiva e o especialista em envelhecimento, o médico gerontólogo Alexandre Kalache.
Segundo Kalache, a pesquisa revela algumas questões, como por exemplo, as pessoas mais velhas são mais ativas que os jovens em vários aspectos. Cerca de 65% do público 50+ estão satisfeitos com suas relações pessoais. Já entre os jovens de 18 a 29 anos, normalmente associados a uma vida social ativa, 19% declaram insatisfação com suas relações pessoais.
O diretor-presidente da Bradesco e Previdência, Jorge Nasser, enfatizou a importância da longevidade para o Grupo Bradesco Seguros, tema que discutem há mais de 20 anos. Ressaltou que o Fórum é um espaço aberto para discussão acadêmica, social e, principalmente, alertar as pessoas para esse novo momento que estamos vivendo no Brasil. Nos últimos 100 anos crescemos 41,3 anos na expectativa de vida do brasileiro que chegou 75,5 anos em 2022. Isso traz novos desafios para a saúde, o conhecimento, o relacionamento social e o planejamento financeiro para termos uma longevidade com qualidade de vida.
Além de Kalache, entre os palestrantes estavam a professora titular de genética humana da USP, Lygia Pereira, o economista Eduardo Giannetti, Alexandre Sidorenko, diretor do programa da ONU para o envelhecimento, e João Paulo Cunha, diretor do Instituto Locomotiva. Também participaram do Fórum a apresentadora Cissa Guimarães, o jornalista Pedro Bial, o cantor Pedro Camargo Mariano e sua filha, Rafaela Mariano e a atriz Zezé Motta, que com mais de 55 anos de carreira segue brilhando, sendo a homenageada desta edição como ícone da longevidade.
O Grupo Bradesco Seguros está disponibilizando a todos a oportunidade de fazer um teste e de ILP, pesquisa que permite mapear hábitos e ampliar os conhecimentos pessoais no tema. Basta acessar:
https://www.bradescoseguros.com.br/clientes/vivaalongevidade/indicador-de-longevidade-pessoal/