A pandemia nos trouxe o futuro


Fabio Lessa é Diretor Comercial da CAPEMISA Seguradora

Não somos mais os mesmos de quatro meses atrás. Se estamos reavaliando

prioridades e ressignificando diferentes aspectos de nossas vidas, por certo

ocorre o mesmo com as relações e dinâmicas sociais, sobretudo no ambiente

profissional. Em alguns momentos, parece que muita coisa mudou,

incorporamos novos hábitos, criamos outra rotina e nos reinventamos em

alguns aspectos. Mas o que de fato estamos vivenciando é aceleração de

processos e tendências que ainda levariam algum tempo para amadurecer e se

tornar realidade em alguns mercados. A sensação é de que o futuro chegou

mais rápido do que imaginávamos. 


O home office é um ótimo exemplo. Até então, apenas os segmentos ligados à

tecnologia e inovação, ou as empresas mais moderninhas, adotavam este

modelo. Agora, para depois da pandemia, esta passa a ser uma prática no

radar de muitas empresas tradicionais que estão se estruturando para o "novo

normal";. As reuniões presenciais deverão passar a ser pontuais e em situações

extremamente relevantes. E como fica o nosso negócio, que tanto dependia do

contato próximo com o cliente? Isso não mudou.  


Pelo contrário, a percepção de risco aumentou. A pandemia trouxe uma

insegurança maior às pessoas, que passaram a se preocupar mais com a saúde,

o bem-estar e a vida de seus familiares e entes queridos. E nosso mercado

rapidamente se adequou para este momento: a pandemia nos mostrou que

fizemos bem a lição de casa. Sabíamos que estávamos no caminho de ser

digital, mas não imaginávamos o quanto já tínhamos avançado. Aqui na

CAPEMISA, por exemplo, conseguimos manter as operações com uma

infraestrutura tecnológica robusta e sistemas na nuvem. Nossa gerência de

Treinamento e Desenvolvimento também conseguiu preservar a aproximação

com nossos corretores parceiros, usando plataformas para interação e

treinamento, sensibilizando-os e orientando suas abordagens, para que

pudessem melhor atender a seus clientes, como consultores e especialistas que

são. Todos eles também puderam permanecer trabalhando de forma remota,

com autossuficiência, sem nenhum impacto para a comercialização. 


Já o cliente, esse continua querendo mais eficiência, agilidade e rapidez. Isso

também não mudou. Mas ele experimentou, nesse momento tão desafiador,

novas formas de comunicação e conexões mais digitais, que pressupõem

também um menor tempo de resposta. Os processos, com isso, precisarão ser

ainda mais assertivos no mercado de seguros pós-pandemia, pois a

transformação digital exige customização e dinamismo na entrega.  


O potencial do nosso mercado é enorme no Brasil e vejo esse segmento ampliando modelos que estão sendo implementados agora. Estamos

descobrindo oportunidades que trazem mais eficiência ao negócio, melhor nível

de oferta de serviços, menor custo para o cliente final, mais conforto e


qualidade de vida aos colaboradores e parceiros. É um (bom) caminho sem

volta. Seja bem-vindo, futuro. 

 

Escrito por: Fabio Lessa é Diretor Comercial da CAPEMISA Seguradora

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