Aposta em assessorias e sinergia com corretores impulsionam crescimento da Zurich em todo o Brasil

Crescer geograficamente e aumentar a capilaridade é uma diretriz da seguradora que se intensifica neste ano de 2022. Para tal, além de estabelecer a frente estratégica de Assessorias, a empresa preparou suas diretorias regionais para suportar os corretores em todo o Brasil e intensificar a atuação da sua diretoria de Associações



Expansão geográfica, com aumento da distribuição de seus produtos nos quatro cantos do Brasil, é uma diretriz da Zurich, que se diferencia por ser multilinha e multiproduto, considerando o fortalecimento da atuação de sua estrutura comercial, composta por 27 filiais físicas em todo o Brasil, com diretorias comerciais dedicadas ao relacionamento com um dos pilares mais centrais da companhia – os corretores.


Para perseguir esse objetivo de ampliação de capilaridade, a Zurich também intensificiou a parceria com mais de 50 Assessorias dispostas na maioria das unidades federativas do país, que já suportam o atendimento a mais de 2 mil corretores.


De acordo com o Diretor Executivo de Distribuição da Zurich no Brasil, Márcio Benevides (foto), essa frente visa a dar ainda mais robustez e participação à companhia no mercado segurador brasileiro. “Toda a indústria sentiu os impactos da pandemia. Mas não esmorecemos; pelo contrário. Neste cenário, embora 2021 tenha sido desafiador, foi um ano de conquistas, pois crescemos 17,9% em prêmio emitido no canal corretor”, conta o executivo.


Ele continua: “Quando começamos a atuar fortemente com as Assessorias aumentamos nossa presença física de 10 para 19 estados brasileiros. Em complemento, intensificamos o trabalho junto ao pilar de Associações, apostando no potencial de crescimento do nosso produto vida e na infraestrutura tecnológica diferenciada que oferecemos com robustas ferramentas digitais de angariação”, revela.


A seguir, o detalhamento da atuação de cada uma dessas diretorias de negócios.


Diretoria de Associações


A estratégia da Zurich, por meio da Diretoria de Associações, tem dois focos bem claros. O primeiro, nas ferramentas digitais de angariação, priorizando a agilidade na venda por parte do corretor e maior qualidade e segurança do processo. O segundo na divulgação da capacidade de cobrança consignada da Zurich, além dos meios de cobrança tradicionais, como débito em conta, cartão de crédito e boleto bancário.


“Possuímos vasta experiência nesse tipo de operação, com mais de 360 apólices e 380 mil segurados, tanto nos órgãos das esferas federal, estadual quanto municipal. Apostamos na disponibilização de novas assistências aos segurados, como o serviço de telemedicina, bem como na expansão do nosso produto vida, que é um mercado aquecido. O Zurich Vida Mais para Você, nosso seguro de vida individual, cresceu mais de 150% em 2021, só para dar um exemplo, muito por conta de coberturas ligadas a indenizações valorizadas durante a pandemia, como doenças graves e incapacidades temporárias”, revela o Diretor de Associações da Zurich no Brasil, Thales Amaral.


Superintendência de Assessorias


A Zurich sabe do papel que as Assessorias em Seguro têm para o desenvolvimento do mercado segurador brasileiro e, por isso, as vê como extensão das suas 27 filiais físicas, posicionadas estrategicamente em todo o território nacional. Hoje, soma mais de 50 Assessorias parceiras, número que é mais que o dobro de 2020, quando começou a atuar, inicialmente, e cujo movimento foi intensificado ao longo de 2021. Atualmente, as Assessorias suportam a Zurich no atendimento a cerca de 2 mil corretores, dos quais 1,5 são novos associados.


De acordo com o Superintendente de Relacionamento com os Corretores e Assessorias da Zurich no Brasil, Luiz Gasperi, por meio das Assessorias foi possível aumentar a capilaridade e a presença nas cinco regiões do país, em especial em duas delas, nas quais a atuação presencial da seguradora era menor: Norte e Nordeste. Mas também conseguiu expandir a atuação nas demais, onde há espaço para crescer.


“Com o estreitamento do relacionamento das Assessorias com os corretores atendidos, percebemos um aumento de 50% no volume de cotações em seguros de automóvel e 78% em vendas em todos os nossos produtos entre janeiro e dezembro de 2021”, comemora.


Diretoria Regional São Paulo Capital


Conta com uma filial física com atuação de equipes especializadas no Corporativo e no Varejo, operação mobile em Santos, 12 Assessorias e representa cerca de 20% do total de prêmio emitido no Brasil, pelo canal corretor, para cobertura de relacionamento na Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e Litoral.


“Somos reconhecidos no Corporativo, mas nosso foco é também crescer nos produtos voltados às pessoas físicas, notadamente auto, residencial e vida individual, maximizando a atividade comercial com efetiva entrada no Varejo, intensificando o relacionamento com os corretores atendidos pela nossa equipe e pelas Assessorias. Além de evoluir nossa proposta de valor de estarmos cada vez mais próximos na oferta de produtos para uma posição de grande relevância na gestão de riscos”, conta o Diretor Regional São Paulo Capital da Zurich no Brasil, Alexandre Oliveira.


Diretoria Regional São Paulo Interior


Essa diretoria abrange toda a área do estado de São Paulo fora da Região Metropolitana, Vale do Ribeira e Litoral Paulista. A Zurich conta com filiais estrategicamente posicionadas nas cidades de Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Bauru e São José do Rio Preto, além de 05 operações mobile e mais 07 Assessorias. Representa cerca de 13% do total de prêmio emitido no Brasil, pelo canal corretor, para cobertura de relacionamento no interior do Estado de São Paulo.


“Nos dois últimos anos, o seguro de vida ganhou evidência e com isto tivemos aumento na demanda devido à mudança de mentalidade dos consumidores, que têm valorizado esse tipo de proteção. O home office impulsionou a demanda por seguro residencial, pois além das coberturas tradicionais, os serviços atrelados ao produto geraram mais oportunidades para a concretização de negócios”, relata o Diretor Regional São Paulo Interior da Zurich no Brasil, João Amato.


“Neste cenário, as Assessorias têm papel estratégico, pois se relacionam com corretores nas principais cidades do interior de São Paulo e chegam em praças que não estávamos posicionados fisicamente”, conclui.


Diretoria Regional Rio de Janeiro, Espírito Santo, Norte e Nordeste


Essa diretoria abrange os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e as regiões Norte e Nordeste. A Zurich conta com filiais estrategicamente posicionadas nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Recife e mais 18 Assessorias. Representa cerca de 11% do total de prêmio emitido no Brasil pelo canal corretor para cobertura de relacionamento no RJ/ES/N/NE.


“Diante do desenvolvimento econômico do Norte e Nordeste já observamos oportunidades de crescimento com foco maior em seguros de pessoas (auto, vida e residencial), patrimonial e linhas financeiras”, relata a Diretora Comercial Regional do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Norte e Nordeste da Zurich no Brasil, Cristiane Mello.


A executiva ainda complementa: “No Rio de Janeiro e Espírito Santos há grande potencial de crescimento nos segmentos de linhas financeiras, garantia, patrimonial e vida (grupo e individual), permitindo a Zurich atuar com uma estratégia de diversificação baseada em pilares de negócios.”


Diretoria Regional Sul


Essa diretoria abrange os três estados da Região Sul do Brasil onde a Zurich conta com filiais estrategicamente posicionadas nas cidades de Curitiba, Cascavel, Maringá, Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Joinville, Porto Alegre e Caxias do Sul, além de 02 operações mobile e mais 12 Assessorias. Representa cerca de 23% do total de prêmio emitido no Brasil, pelo canal corretor, para cobertura de relacionamento na Região Sul.


“Desejamos ser referência em qualidade de atendimento a nossos corretores, sendo um player completo com grande portfólio de produtos e serviços. Nesse contexto, as Assessorias serão o braço forte de expansão na nossa região. Por meio delas, levaremos a Zurich a uma quantidade superior de corretores, proporcionando maior abrangência geográfica de relacionamento”, comenta o Diretor Regional Sul da Zurich no Brasil, Luciano Silveira.


Diretoria Regional Minas Gerais e Centro-Oeste


Essa diretoria abrange o estado de Minas Gerais e a região Centro-Oeste do país, onde a Zurich conta com filiais estrategicamente posicionadas nas cidades de Belo Horizonte, Uberlândia, Ipatinga, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Divinópolis, Brasília, Goiânia e Campo Grande, além de 01 operação mobile e mais 14 Assessorias. Representa cerca de 33% do total de prêmio emitido no Brasil, pelo canal corretor, para cobertura de relacionamento em Minas Gerais e Centro-Oeste.


De acordo com o Diretor Regional Minas Gerais e Centro-Oeste da Zurich no Brasil, Rogerio Gebin. “O objetivo é trazer nossos corretores parceiros para dentro da Zurich, apoiando-os no desenvolvimento e no conhecimento das melhores soluções com as quais eles podem realizar a melhor assessoria de riscos ao cliente”, pontua.


Ele finaliza: “Nosso desafio é trabalhar no aculturamento de seguro nesses mercados, bem como incentivar os corretores a operarem os diferentes segmentos de seguros de pessoas, seguros patrimoniais e vida”.


Sobre a Zurich no Brasil


A seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado. Saiba mais em www.zurich.com.br.


Zurich Insurance Group (Zurich) é uma seguradora líder multicanal que apresenta soluções para seus clientes e parceiros na esfera local e global. Com cerca de 55 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de serviços e produtos em Seguros de Vida e de Ramos Elementares em mais de 215 países e territórios. Entre os clientes da Zurich encontram-se indivíduos, pequenas e médias empresas, assim como grandes empresas e multinacionais.  O Grupo está sediado em Zurich, Suíça, onde foi fundado em 1872. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está listado no Six Swiss Exchange e tem o Nível I no programa American Depositary Receipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX. Saiba mais em www.zurich.com.

0 comentário