Novo levantamento da MAPFRE indica que o país manteve a 8ª posição entre as 96 nações analisadas. China lidera o ranking.
São Paulo, 16 de dezembro de 2020 - O Brasil permanece como o 8º país com maior potencial para crescimento do setor segurador, segundo o "Índice Global de Seguros Potenciais (GIP)", desenvolvido pela MAPFRE Economics - área da companhia dedicada a pesquisas e análises sobre seguros, previdência, macroeconomia e finanças.
No ranking, que analisou 96 mercados, o Brasil ocupa o oitavo lugar nos segmentos Vida e Não Vida, mantendo-se estável em relação ao levantamento anterior, divulgado em outubro de 2019. "O Brasil tem um enorme potencial para o desenvolvimento do mercado de seguros. Diante de todos os desafios relacionados à pandemia, temos observado uma sociedade mais solidária e consciente de que tudo ao seu redor está interligado, por isso nossa expectativa é que o consumidor adote um perfil mais preventivo e direcionado à sua proteção e de sua família, abrindo portas para que ampliemos a cultura do seguro.", afirma Fernando Pérez-Serrabona, CEO da MAPFRE Brasil.
Segmento Vida

O levantamento mostra que, em 2019, o potencial de seguro referente a cada um dos países que ocupam as dez primeiras posições do ranking é praticamente o mesmo que o registrado em 2018. Os dez principais países do ranking em 2019 representam 66% do seguro global potencial medido por meio do MAPFRE GIP, sendo que cerca de metade desse potencial é atribuído a cinco mercados (China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Indonésia).
Segmento Não-vida

Na área de Não-vida, cinco países (China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Indonésia) concentram 55% do mercado potencial, 3 pontos percentuais a menos que no ano anterior. Outros cinco países (Japão, Alemanha. Brasil, Turquia e México) respondem por, aproximadamente, 12% do potencial dessa modalidade de seguro.
Entenda o GIP-MAPFRE O GIP é a primeira métrica internacional que apresenta os países com mais possibilidades de crescimento para a indústria seguradora em médio e longo prazos. O índice, desenvolvido pela MAPFRE Economics, se baseia na Estimativa da Abertura de Proteção do Seguro (BPS), que representa a diferença entre as coberturas de seguros que são economicamente necessárias e benéficas para a sociedade e o valor dessas coberturas efetivamente adquiridas. O conceito se modifica em função do crescimento da economia e da população de um país e do surgimento de novos riscos inerentes ao desenvolvimento econômico e social. Essa diferença atingiu 5,77 trilhões de dólares em todo o mundo e está dividido em 70,8% para o BPS do segmento Vida e os restantes 29,2% para o correspondente ao segmento Não Vida (4.089 e 1.690 bilhões de dólares, respectivamente). Acesse o estudo completo:
Inglês https://www.fundacionmapfre.org/documentacion/publico/es/catalogo_imagenes/grupo.do?path=1108330
Espanhol https://www.fundacionmapfre.org/documentacion/publico/es/catalogo_imagenes/grupo.do?path=1108328
Sobre a MAPFRE - No país desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes e conta com mais de 35 mil colaboradores. Em 2019, suas receitas atingiram cerca de 27 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, investimentos, consórcios, capitalização, previdência e assistência a residência e veículos. A companhia adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Também mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. Mais informações em www.mapfre.com.br.