CAPEMISA traz podcast com histórias de mulheres inspiradoras

No mês da mulher, profissionais ressaltam a importância de um ambiente corporativo acolhedor


Com 56% de seu quadro de colaboradores composto por mulheres e 37% em posição de liderança, a CAPEMISA Seguradora busca promover a igualdade de oportunidades. A companhia nasceu pelo propósito de cuidar do outro, como grande apoiadora do trabalho no Lar Fabiano de Cristo, e ao longo dos anos cativa este mesmo olhar para seu público interno, posicionamento que lhe rendeu o selo de uma das melhores empresas para se trabalhar, conferido pela consultoria Great Place to Work. A empresa reforça que a equidade de gênero, a valorização do capital humano e a diversidade sempre estiveram entre os pilares da empresa. Neste mês dedicado às mulheres, a CAPEMISA terá iniciativas para promover reflexões que possam contribuir com o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.


Nesta segunda, dia 8, houve uma palestra de Fabiana Toledo, psicóloga do Juizado de Violência contra a Mulher do Rio de Janeiro, e Silvana Andrade, sócia diretora da Parangolé do Saber, sobre violência doméstica, tema extremamente relevante, dado o aumento no número de casos durante a pandemia. Para o seu PodCAP, podcast destinado aos colaboradores, um programa especial ainda trará a história de mulheres inspiradoras. Neste contexto, elas destacam a importância de um ambiente acolhedor no trabalho. Este é o caso de Janete Figueiredo. Há 45 anos, iniciou suas atividades na empresa como datilógrafa. Tinha 17 anos apenas e nem sabia ao certo como seria sua trajetória profissional. Inspirada por sua diretora, Sra. Maria de Belém, à época, Janete construiu sua carreira sempre contando com o apoio da companhia e atualmente ocupa o mais alto nível de gestão: é conselheira - no Conselho de Administração da Capemisa Seguradora. Dos cinco membros, dois são mulheres. Janete também é Presidente da Capemisa Instituto de Ação Social.


“Lembro de ver muitas mulheres com medo de levarem seus filhos ao médico porque suas empresas não permitiam. Havia um medo de perder o emprego. Na CAPEMISA, nunca houve isso e o cuidado sempre foi extensivo às famílias. Lembro de até mesmo de trazer minhas crianças para o escritório porque não tinha com quem deixá-las, eventualmente quando precisava trabalhar aos sábados, por exemplo. Hoje, esses temas exigem uma discussão cada vez mais latente, mas nossa empresa, lá atrás, já inovava no tratamento humano”, destaca Janete, de 63 anos. “É muito bom viver para ver a evolução desse cenário”.


Com 30 anos de empresa, Ana Paula Brites destaca a empatia feminina, que escuta e acolhe as pessoas sobretudo na área de atendimento, onde atua. “É nosso, de cada mulher, essa coisa de escutar o próximo”, conta.


Ana Paula entrou para o time da empresa aos 17 anos. Aos 23, foi mãe e sentiu toda a responsabilidade de criar sua filha sem ajuda de um marido. “O trabalho de atendimento aos clientes te ensina que, mesmo com seus problemas de casa, do cotidiano pessoal, há sempre de se manter esse bom humor feminino, o olhar e a delicadeza para o outro. É quase uma responsabilidade pelo bem estar coletivo”, avalia.


Ano passado, em meio à pandemia, Ana Paula, de 49 anos, decidiu voltar a estudar com um grande "empurrãozinho" da CAPEMISA, que desenvolveu parcerias para oferecer graduação àqueles colaboradores com vontade de se desenvolver profissionalmente e que não tinham tido a oportunidade de concluir o ensino superior. Ana Paula faz um curso de gestão, com bolsa de estudos. “Eu cresci no mercado de Seguros e foi emocionante ter essa força para voltar aos estudos depois de tanto tempo. Tudo isso reflete minha história de vida como mulher e profissional, acolhida por uma empresa que investe e acredita nas mulheres, nos seus colaboradores”, declara emocionada.

Especialista em cuidar da vida das pessoas, a CAPEMISA oferece outros benefícios nesse sentido: adotou a licença-maternidade de seis meses, concedendo aos pais 20 dias de afastamento, criou sala de amamentação, mantém apoio financeiro para creche e concede até dia de folga aos funcionários no aniversário dos filhos.


Sobre a CAPEMISA Seguradora


Nascida de uma história de dedicação e proteção à vida das pessoas há mais de 60 anos, a CAPEMISA Seguradora investe em um modelo de negócio onde a segmentação é a estratégia para a obtenção de resultados de crescimento. Atua em três linhas de negócios – Vida, Previdência e Capitalização -, e vem concentrando seus esforços para melhor entender as necessidades de seus clientes e seus parceiros de negócios para desenvolver soluções customizadas. A companhia tem 29 sucursais pelo país e mais de 2 milhões de clientes.

0 comentário

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Clube Vida em Grupo Rio de Janeiro- CVG-RJ
Rua da Quitanda, 159 - 12º andar
CEP 20.091-005 - Rio de Janeiro/RJ
Telefone (21) 2203-0393 / (21) 2213-2787
Email cvgrj@cvgrj.com.br

Copyright © 2018 - Clube Vida em Grupo Rio de Janeiro - CVG-RJ

Desenvolvido por: