Projetos brasileiros concorrem a 30 mil € na final dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social

Iniciativas com foco em seguros, saúde e mobilidade disputarão com outros países da América Latina e Europa


São Paulo, 03 de julho de 2020 – A Fundación MAPFRE acaba de anunciar os três projetos brasileiros que concorrerão a 30 mil euros na terceira edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social. A premiação, que ocorre em âmbito mundial, seleciona as melhores iniciativas nas categorias “Inovação em Seguros”, “Mobilidade Sustentável e Segurança Viária” e “Melhora da Saúde e Tecnologia Digital (e-health)”.

O finalista nacional em “Inovação em Seguros” foi a startup de São Paulo Electrowave, que utiliza o conceito de Internet das Coisas – IoT (que prevê a conexão de equipamentos à internet para transmitir dados) para oferecer uma solução de baixo custo e fácil instalação capaz de fornecer informações sobre a qualidade da energia e anomalias elétricas, ajudando a reduzir o risco de danos elétricos nas residências e empresas.

Para a categoria “Mobilidade Sustentável e Segurança Viária”, o projeto escolhido para representar o Brasil foi o Guiaderodas, solução colaborativa de acessibilidade . O sistema de uma startup paulistana que permite a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida consultar e avaliar as condições de acessibilidade de lugares, como restaurantes, hotéis, edifícios residenciais e comerciais em todo o mundo.

Já em “Melhora da Saúde e Tecnologia Digital (e-health)”, o projeto selecionado para participar da grande final foi uma plataforma de inteligência artificial que envia alertas aos profissionais de saúde de pacientes em risco de deterioração clínica, reduzindo a mortalidade hospitalar e o tempo de internação. Desenvolvido pelo Instituto Laura Fressatto, no Paraná, o sistema ajuda a salvar vidas diariamente.

“Os brasileiros têm grande potencial criativo e as propostas finalistas são capazes de causar impacto relevante em suas áreas. Para a Fundación é importante investir em projetos que contribuam de forma efetiva para o avanço e melhoria de aspectos fundamentais da sociedade, como saúde, mobilidade e acesso à proteção seguradora. É um orgulho promover essa iniciativa.”, afirma Fernando Pérez-Serrabona, representante da Fundación MAPFRE no Brasil e CEO da MAPFRE no país.

Os projetos foram escolhidos por um júri composto por representantes da Fundación  MAPFRE e do IE Business School (parceira dos Prêmios) e profissionais de inovação e empreendedorismo social de entidades como Impact Hub, Ashoka Brasil, Anjos do Brasil e Associação Brasileira de Startups.

Grande final


Os projetos finalistas brasileiros poderão usufruir de diversos canais de promoção para seus projetos e terão sessões de coaching para comunicar e desenvolver suas propostas de forma mais efetiva.


Além disso, as startups passam a fazer parte da Rede INNOVA, uma comunidade empreendedora com mais de 60 startups, incluindo os vencedores de edições anteriores, que compartilha projetos e experiências e tem sido especialmente ativa durante o confinamento. Assim, muitos empreendedores sociais adaptaram seus serviços às necessidades geradas pela pandemia, como a produção de equipamentos médicos com impressoras 3D ou a oferta de serviços psicológicos gratuitos.

Os projetos concorrem ainda ao prêmio de 30 mil euros por categoria na final internacional, que acontecerá em outubro. As propostas serão avaliadas junto às de demais países da América Latina e Europa.

Conheça mais sobre os Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social em https://www.fundacionmapfre.com.br/fundacion/br_pt/bolsas-de-auxilio/bolsas-auxilios/fundacion-mapfre-inovacao-social/

Sobre a Fundación MAPFRE


Com sede na Espanha e atuação em 31 países, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover, fomentar e investir em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. No Brasil atua para disseminar valores, promover o acesso à informação, cultura e visa contribuir com o bem-estar da sociedade, apoiando e desenvolvendo iniciativas nas áreas de Ação Social, Prevenção e Segurança Viária, Seguro e Previdência Social, Promoção da Saúde e Cultura. Em 2019, suas iniciativas impactaram mais de 3 milhões de brasileiros. Site: www.fundacionmapfre.com.br

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Clube Vida em Grupo Rio de Janeiro- CVG-RJ
Rua da Quitanda, 159 - 12º andar
CEP 20.091-005 - Rio de Janeiro/RJ
Telefone (21) 2203-0393 / (21) 2213-2787
Email cvgrj@cvgrj.com.br

Copyright © 2018 - Clube Vida em Grupo Rio de Janeiro - CVG-RJ

Desenvolvido por: