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Seguros de Pessoas e o perfil do consumidor num cenário pós-pandemia


Sonia Marra

Neste novo cenário o consumidor tende a ser mais consciente, a ficar mais

aberto às informações sobre a contratação de seguros de pessoas como

instrumento de proteção aos riscos. Com a pandemia o cidadão vem sentindo

na pele a incerteza e a fragilidade da própria vida, portanto, buscar alternativas

para fazer um seguro de vida adequado e poder ficar amparado

financeiramente, começa a fazer todo sentido. Se algum problema ou uma

fatalidade acontecer, tipo uma doença grave, uma invalidez parcial ou total ou

uma morte repentina, como ficará a sua família, são reflexões que vem

trazendo com nitidez essas necessidades.


Esse isolamento naturalmente vem impactando a vida das pessoas. Para alguns

houve o impacto na renda, para outros na renda e no consumo, e muitos

tiveram que rever seus planos, porque o risco de morte num piscar de olhos se

fez mais evidente.


O mercado hoje oferece uma infinidade de opções, o consumidor tem recebido

constantemente ofertas de seguros de vida com coberturas pré-formatadas que

podem ser contratadas com um click, pelos bancos, plataformas digitais,

startups e outros sistemas que facilitam o processo em massa, isso é uma

tendência, porém, deve se estar atento. Há muitas “pegadinhas”: os detalhes e

as especificidades são muitas e, para contratar o seguro certo, o melhor a fazer

é buscar ajuda de quem entende e é qualificado.


O destaque neste cenário são os profissionais corretores de seguros

especializados que possuem uma capacidade técnica e um conhecimento amplo

para garantir e prover soluções completas e personalizadas para todos os perfis

de clientes.


A necessidade de proteção atinge todas as classes sociais, o seguro ampara

quem está começando e ainda não construiu nada, quem ainda tem pouco,

quem está construindo patrimônio e quem já tem patrimônio constituído, ou

seja, isso indica um mercado em expansão considerando as devidas

proporções, alguns ramos de seguros serão impactados positivamente e outros

devem sofrer com baixa de demanda.


Por mais que esta crise possa afetar uma série de setores do mercado, o

segmento de seguros tem condições de se reinventar para continuar garantindo

a qualidade de vida e a proteção do patrimônio dos clientes.


Sigamos confiantes que a lição deixada pela Covid19 servirá para contribuir

com o amadurecimento e evolução do nosso mercado em todos os aspectos.


Por: Sonia Marra é corretora de seguros, consultora de Seguro de Vida e

planejamento financeiro e diretora adjunta do CVG-RJ

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