Vila Sésamo e Fundação MetLife expandem o projeto para famílias em situação de vulnerabilidade

A partir de fevereiro, a iniciativa “Sonhar, Planejar e Alcançar” leva conteúdos educativos e lúdicos sobre educação financeira para crianças de 3 a 6 anos e seus familiares, utilizando os clássicos personagens da Sésamo



São Paulo, 16 de fevereiro de 2022 – A Sésamo (Sesame Workshop) e a Fundação MetLife anunciam a terceira fase de uma parceria de sete anos. A iniciativa “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro” expande o trabalho que vem sendo feito desde 2015 e tem como objetivo promover a saúde financeira e fortalecer as habilidades, comportamentos e atitudes de crianças e famílias de modo que consigam lidar com os desafios econômicos e alcançar seus sonhos.

Nesta nova fase, a iniciativa vai se concentrar em questões raciais e de gênero em comunidades negras no Brasil e indígenas no México. A nossa expectativa é que a iniciativa “Sonhar, Planejar, Alcançar” continue ajudando o público do projeto a se conectar com tópicos relevantes sobre o fortalecimento financeiro. Todo o contexto pandêmico tem demonstrado a grande importância de cultivar a resiliência financeira, particularmente em populações historicamente afetadas pela discriminação e pela pobreza.

O projeto “Sonhar, Planejar, Alcançar” é lançado nesta segunda semana de fevereiro a partir de encontros online e atividades orientadas com representantes de quatro Secretarias Municipais de Educação parceiras: Rio de Janeiro, Manaus, Salvador e Belo Horizonte, para revisar, discutir e traçar estratégias sobre a implementação, engajamento e expansão do projeto.

Como as famílias continuam lidando com a incerteza causada pela pandemia, os recursos de “Sonhar, Planejar, Alcançar” ajudarão os familiares e educadores a refletir e praticar estratégias para resiliência e a flexibilidade para superar os desafios financeiros.

Vídeos, histórias em quadrinhos, músicas, guia para educadores, roteiros com propostas para fazer em família alcançará crianças e famílias por meio de cinco abordagens:

  • Mídia de massa: Conteúdos inéditos de “Sonhar, Planejar, Alcançar” irão ao ar em canais da TV aberta.

  • Programa nas Unidades Educacionais: Parcerias com redes de educação públicas para atendimento de 500 escolas selecionadas. Serão distribuídos materiais para que educadores e cuidadores, principalmente de crianças negras e vulneráveis, possam ajudá-las a compreenderem que as escolhas que elas fazem todos os dias podem auxiliá-las a alcançarem seus objetivos (financeiros e não financeiros).

  • Programa em Espaços Comunitários: Conteúdos e atividades serão integrados ao trabalho das organizações da sociedade, para que as famílias possam participar de “Sonhar, Planejar, Alcançar” em espaços comunitários não formais.

  • Auto Adoção: Uma rede de parcerias será assegurada em ambos os países, incluindo redes públicas de educação e organizações da sociedade para que possam integrar “Sonhar, Planejar, Alcançar” em seus currículos.

  • Engajamento de voluntários: Colaboradores da MetLife no Brasil e México irão participar do "Sonhar, Planejar, Alcançar” contribuindo para os esforços de engajamento da comunidade local.

“Com uma parceria de sete anos, estamos orgulhosos de expandir este importante trabalho com a Sesame Workshop e nos dedicamos a ajudar famílias de todo o mundo a construir um futuro mais confiante”, diz Tia Hodges, Presidente e CEO da MetLife Foundation. “Nesta nova fase, nosso objetivo coletivo é promover uma mentalidade, habilidades e comportamentos para promover a saúde financeira das comunidades que não foram atendidas pelos esforços de inclusão financeira”. “Estamos orgulhosos em poder anunciar a ampliação deste importante trabalho com a Sesame Workshop no Brasil, ainda mais porque ainda vivemos uma pandemia e é, cada vez mais necessário desenvolvermos a saúde financeira das comunidades e na sociedade como um todo”, comenta Breno Gomes, CEO da MetLife Brasil. “Junto com a MetLife Foundation, estamos comprometidos em dar às crianças e famílias estratégias e ferramentas para planejar com sucesso o futuro”, conta Sherrie Westin, Presidente da Sesame Workshop. “Como parte de nossa missão de ajudar as crianças a se tornarem mais inteligentes, fortes e gentis, esta nova fase apoiará crianças pequenas em todo o Brasil e México na construção da saúde financeira e da resiliência necessárias para prepará-las para a escola e a vida.”


Desde 2015, a Vila Sésamo e a Fundação MetLife colaboraram em uma iniciativa global de capacitação financeira sem precedentes para as famílias. Em nove países em regiões diferentes, “Sonhar, Planejar, Alcançar” ajudou crianças e adultos em suas vidas a estabelecer metas, fazer planos para alcançá-las e entender que as escolhas que fazem podem ajudá-las a alcançar seus sonhos. “Sonhar, Planejar, Alcançar” usa o processo comprovado de pesquisa da Sesame Workshop e o poder único dos personagens da Vila Sésamo para alcançar o público tanto por meio de mídias de massa quanto por meio de engajamento comunitário. No Brasil a primeira fase da iniciativa ocorreu entre 2015 e 2018 e atendeu nove cidades em diferentes regiões do Brasil (norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste). Mais de 75 mil famílias foram diretamente alcançadas por meio de atividades e materiais de impacto social. Além disso, mais de 25 milhões de pessoas foram sensibilizadas a partir de uma campanha transmídia em televisão, rádio, redes sociais e website. A segunda fase da iniciativa aconteceu entre e 2019 e 2020, em cinco capitais brasileiras: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba e Recife. Foram diretamente alcançadas 40.424 crianças e suas famílias e mais de 5 milhões foram sensibilizadas por meio das mídias de massa. Em sua terceira fase, 2022 e 2023, o foco serão crianças negras, indígenas e suas comunidades, tendo a expectativa de alcançar diretamente 500 escolas, 4.000 profissionais da educação infantil, 75 mil crianças e suas famílias, e 50 espaços comunitários, a partir dos quais serão alcançadas mais 30 mil famílias via parcerias diretamente estabelecidas entre a Sésamo e Organizações da Sociedade Civil. Os resultados somativos das duas primeiras fases mostraram impacto positivo, especificamente:

  • As crianças estão economizando mais, entendendo a necessidade de planejamento e tendo aspirações mais altas.

  • Os adultos que estiveram engajados com o projeto apresentaram mudanças em seu próprio comportamento como:

  • Mais conversas sobre assuntos financeiros com os filhos;

  • Maior conscientização sobre o que seus filhos estão pensando sobre questões de dinheiro e sobre seu futuro;

  • Confiança em dar às crianças seu próprio dinheiro para aumentar a independência financeira;

  • Confiança em deixar as crianças tomarem suas próprias decisões de gastos.

Os conteúdos de “Sonhar, Planejar, Alcançar” geram diálogos significativos entre adultos e crianças sobre conceitos importantes como planejar, economizar, diferenças entre necessidade e desejos, trocar, compartilhar e doar. # # #

SOBRE A SESAME WORKSHOP A Sesame Workshop (Sésamo) é uma organização sem fins lucrativos vinculada à Sesame Street, o programa infantil de televisão pioneiro que vem conquistando e ensinando as crianças desde 1969. Hoje a Sesame Workshop é uma força inovadora para a transformação social, com a missão de ajudar as crianças em todos os lugares a crescerem de forma mais inteligente, forte e gentil. A organização atua em mais de 150 países, atendendo às crianças por meio de uma ampla gama de meios de comunicação e programas de impacto social, filantropia-financiados, tudo fundamentado em pesquisa rigorosa e contextualizado às demandas e culturas das comunidades em que atua. Para mais informações, visite www.sesameworkshop.org. SOBRE A METLIFE FOUNDATION Na MetLife Foundation, acreditamos que bem estar financeiro é para todos. Nós juntamos soluções inovadoras, com profundas expertises financeiras e premiações significativas para construir bem estar financeiro para pessoas e comunidades carentes que aspiram melhorar suas condições de vida. Nós nos unimos com organizações ao redor do mundo para criar soluções de bem estar financeiro e construir comunidades mais fortes, engajando funcionários da MetLife para ajudar na consolidação deste impacto. Até hoje, nosso trabalho de educação financeira alcançou mais de 6 milhões de indivíduos de baixa renda em 42 países. Para saber mais sobre a MetLife Foundation, acesse metlife.org.

0 comentário