Iniciativa estreia com o programa Corretor Influenciador, que une IA, presença digital e estratégia de conteúdo para potencializar negócios no mercado de seguros
São Paulo, julho de 2025 – Acreditando na educação como uma poderosa ferramenta de transformação, a Porto anuncia o lançamento da Porto AcademIA, sua nova plataforma de desenvolvimento digital voltada à capacitação dos mais de 45 mil corretores parceiros da companhia. A iniciativa marca o início de uma nova fase na estratégia educacional da Porto e tem como missão acelerar o letramento digital desses profissionais, desenvolver habilidades em inteligência artificial, fortalecer a construção de marca pessoal e prepará-los para atuar com protagonismo na Creator Economy — um cenário em que conteúdo, influência e reputação se tornaram ativos fundamentais para a geração de negócios.
Fruto da trajetória iniciada com o Porto Educ, plataforma com mais de 14 anos dedicada à formação de corretores, a Porto AcademIA vem atender às novas demandas de conhecimento, que vão além do nível técnico e, agora, exigem habilidades com foco em inovação, influência e presença digital.
“Mais do que uma plataforma de cursos, a Porto AcademIA nasce como um laboratório prático de transformação digital. Queremos promover uma cultura de aprendizagem contínua, que gere impacto real nos negócios e fortaleça o papel dos corretores como agentes de cuidado, dentro e fora do nosso ecossistema — inspirando novos futuros”, afirma Patrícia Coimbra, diretora de Gente e Cultura da Porto.
Para ampliar o alcance da iniciativa, a Porto escolheu a apresentadora Sabrina Sato como embaixadora da campanha. Com mais de 45 milhões de seguidores, Sabrina é referência em construção de marca pessoal e engajamento digital, atributos que representam com autenticidade os pilares da nova plataforma.
Protagonismo na era digital
A primeira entrega da Porto AcademIA será o programa Corretor Influenciador, desenvolvido em parceria com a Flint, plataforma de educação e estratégia que capacita profissionais de diferentes áreas a transformarem conhecimento e autoridade em influência, reputação e negócios. A formação será estruturada em uma trilha com três pilares: letramento digital e uso de IA generativa; construção de marca pessoal e autoridade no digital; estratégias de criação de conteúdo e influência aplicada a negócios. A proposta é preparar os corretores para atuarem com protagonismo no ambiente digital, consolidando sua autoridade no setor e gerando leads qualificados.
A iniciativa responde a uma demanda crescente do setor. Segundo levantamento da Flint Galaxies, 76% dos corretores acreditam que a presença digital contribui diretamente para a geração de novos negócios, embora 40% ainda não saibam como construir sua marca pessoal. O comportamento do consumidor reforça essa tendência: de acordo com a YouPix, 7 em cada 10 brasileiros se sentem mais confiantes ao adquirir produtos ou serviços recomendados por criadores de conteúdo.
“O território da educação é um dos nossos focos estratégicos para os próximos anos, e a Porto AcademIA é o primeiro passo de uma jornada maior. Queremos construir um ecossistema robusto de aprendizagem, que impulsione carreiras e fortaleça a atuação de quem cuida do amanhã, gerando novos negócios e visibilidade em um mercado cada vez mais conectado e dinâmico”, destaca Luiz Arruda, vice-presidente Comercial e de Marketing da Porto.
Estrutura inédita e expectativa de impacto
Como diferencial, a Porto implantou, em sua sede, os Estúdios Porto, que têm o propósito de engajar colaboradores, clientes e corretores na criação de conteúdo, oferecer estrutura completa e promover um ambiente prático de aprendizado e criação.
As inscrições para o programa serão feitas por meio de listas de espera, e a expectativa é formar 2 mil corretores criadores de conteúdo já no primeiro ano, fortalecendo a presença digital da rede, ampliando a visibilidade da marca e qualificando a experiência dos clientes em um setor cada vez mais conectado.
“Com a Porto AcademIA, queremos fortalecer o protagonismo dos corretores e apoiá-los no desenvolvimento de novas habilidades para o ambiente digital. Sabemos que esses profissionais já desempenham um papel de confiança e proximidade com os clientes, orientam, escutam e geram conexão todos os dias. Nosso objetivo é somar essa escuta ativa e capacidade de convencimento a uma presença mais estratégica nos canais digitais, ampliando sua influência e visibilidade.”, afirma Emerson Valentim, diretor executivo Comercial do Grupo Porto.
Sobre a Porto
A Porto é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com quase 80 anos de mercado, a companhia possui quatro unidades de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviço. Além de 18,1 milhões de clientes únicos, 13,7 mil funcionários, 13 mil prestadores e 45,8 mil corretores independentes, a empresa conta ainda com sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Fazem parte do universo Porto: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Uruguay entre outras. Em 2024, a companhia apresentou R$ 37 bilhões de receita e lucro líquido de R$ 2,7 bilhões. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.
Sobre a Flint
A Flint é uma plataforma de educação e estratégia que capacita profissionais de diferentes áreas a transformarem conhecimento e autoridade em influência, reputação e negócios. Em um cenário em que a comunicação nas redes sociais se tornou um diferencial competitivo, a Flint oferece método, clareza e direcionamento para quem deseja comunicar bem o que sabe. Atuando no modelo B2B, a Flint desenvolve programas personalizados para empresas que querem potencializar a presença digital de seus times, ampliar a reputação institucional e estimular a criação de conteúdo estratégico por parte de seus colaboradores. É onde especialistas se tornam referência, construindo influência profissional com propósito e visibilidade com impacto real.